Poucas histórias de terror deixaram cicatrizes tão profundas no imaginário popular para que a simples menção de seu título seja capaz de causar arrepios no mais corajoso dos leitores. O Exorcista de William Peter Blatty é uma delas, e mesmo décadas após sua publicação original, sua força e importância ainda são sentidas nos cantos mais obscuros da cultura pop. E no ano em que celebramos os 50 anos do filme original, e somos assombrados por um remake não desejado, a Darkside vai publicar O Exorcista: Segredos e Devoção. O livro escrito por Mark Kermode faz parte da série BFI Film Classics, que apresenta ensaios sobre o motivo de um filme ser ou não um clássico, discutindo elementos de sua produção e recepção.
Esse não é o primeiro livro sobre o filme O Exorcista publicado no Brasil, em meados da década de setenta a editora Nova Fronteira publicou "O Exorcista: do romance ao filme", uma pérola esquecida escrita pelo próprio William Peter Blatty, que oferece uma janela para a mente do criador através da dissecação do processo de escrita e da adaptação cinematográfica de sua obra-prima. Enquanto isso nos Estados Unidos neste ano, aproveitando a data antológica para a obra, foi publicado "The Exorcist Legacy: 50 Years of Fear", escrito por Nat Segaloff, publicitário original de O Exorcista e biógrafo de William Friedkin, que não só explora o filme clássico, mas também suas sequências, prequels, a série de TV e homenagens pela cultura pop. Fica a curiosidade sobre o material adicional que a Darkside preparou para a edição brasileira de O Exorcista: Segredos e Devoção, que tem quase o dobro de páginas da edição original americana.
"Inspirado em um suposto caso real de possessão demoníaca em 1949, O Exorcista entrecruza a história de dois padres, uma mãe e uma garotinha de doze anos possuída pelo diabo, em plena Washington, D.C., da década de 1970. Quando lançado, o livro de William Peter Blatty logo se tornou um dos mais vendidos, lidos e comentados dos Estados Unidos. Mas o que realmente transformou a história em patrimônio cultural do horror foi a adaptação cinematográfica, dirigida por William Friedkin. Combinando o estilo realista e documental do diretor com o roteiro de arrepiar de Blatty, O Exorcista traz ainda atuações memoráveis de Linda Blair, Ellen Burstyn, Jason Miller e Max von Sydow. Cinquenta anos depois, o filme ainda impressiona, apavora e nos deixa impactados. Com efeitos especiais engenhosamente criados de forma mecânica, O Exorcista é um verdadeiro triunfo de narrativa, inovação e pura magia cinematográfica.
Fenômeno absoluto quando foi lançado, o filme quebrou recordes de bilheteria, foi indicado a dez Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Além do sucesso de crítica e de público, O Exorcista virou uma espécie de rito de passagem cultural. Elogiado como “profundamente espiritual” por membros da Igreja Católica, foi considerado perigoso pelo célebre evangelista Billy Graham, que chegou a declarar que o demônio se infiltrara no celuloide do filme. Mas nem mesmo as advertências religiosas ou os relatos de náuseas, desmaios e síncopes foram capazes de afastar multidões de espectadores do cinema. Todos queriam experimentar de perto aquele que seria, e continua sendo, o filme mais assustador de todos os tempos.
Fã obcecado de O Exorcista, Mark Kermode tem décadas de pesquisa e estudo sobre o assunto. Em 1998, ele apresentou o documentário The Fear of God, celebrando 25 anos do filme. No ano anterior, por convite do BFI, o Instituto de Cinema Britânico, ele publicou um ensaio que se tornaria referência para estudiosos de O Exorcista. O ensaio foi posteriormente ampliado e atualizado para incorporar a descoberta de novo material sobre o filme e detalhes das cenas inéditas que foram reintegradas para O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu. O livro traz ainda entrevistas com o diretor William Friedkin e o autor do romance, William Peter Blatty, que também produziu o filme e assinou o roteiro."
O Exorcista: Segredos e Devoção chega às livrarias brasileiras em 05 de outubro.
O Exorcista: Segredos e Devoção (2023) | Ficha Técnica
Título original: The Exorcist: BFI Film Classics (1998)
Autor: Mark Kermode
Tradução: Leandro Durazzo
Editora: Darkside
Páginas: 304 páginas
Tradução: Leandro Durazzo
Editora: Darkside
Páginas: 304 páginas
Lançamento: 05/10/2023
Compre: Amazon
0 Comentários