Stephen King é o autor mais recomendado para quem quer começar a ler horror, seus livros são clássicos populares que marcaram a transição das histórias gênero dos locais sombrios da Europa para o imaginário e a vizinhança americanos. No meu caso, o primeiro contato com o autor foi O Iluminado, uma história sobre um lugar desumano que cria monstros humanos, sobre um hotel assombrado e a desconstrução psicológica de uma mente assombrada.
A Ultima Vítima de Dan Barton
A Ultima Vítima é mais um daqueles livros com tramas sobrenaturais que surgiram nos anos oitenta que misturavam gêneros para atrair um público maior, no caso o horror com o suspense policial. Na história um psicopata é atormentado por uma banshee, uma espécie de espírito maligno que aparece gritando para aqueles cuja morte está próxima, seus motivos são misteriosos, mas seu método é cruel, suas vítimas são enterradas vivas e sofrem até o último minuto de suas vidas.
O Exorcista de William Peter Blatty
O Exorcista é um dos maiores clássicos do horror, é uma das poucas histórias cuja simples menção do nome é capaz de arrepiar a espinha de qualquer um, mesmo daqueles que não a conhecem. Foi divisor de águas por trazer como protagonista uma frágil e inocente garotinha se firmando como inspiração para tantos outras obras que surgiram depois.
Conflito Final: A Ultima Profecia de Gordon McGill
Conflito Final é o último livro da trilogia A Profecia, precedida por A Profecia de David Seltzer e Damien de Joseph Howard, adaptado Gordon McGill. Na época que li não sabia da existência dos outros livros, mesmo assim a história conseguiu me impressionar. Damien, o filho do demônio agora já adulto, consegue um emprego como político que lhe dá o poder que faltava a sua condição social abastada, logo começa a preparação de seus planos apocalípticos, mas ainda há uma força em movimento que tenta lhe impedir.
Humanoides Extraterrestres de Henry Durrant
Humanoides Extraterrestres não é necessariamente um livro de horror, mas na época em que o li conseguiu me assustar de verdade por seu tom de "baseado em fatos reais", trata-se de um compilado de relatos de pessoas que 'tiveram' contato com extraterrestres, o autor traça um paralelo comparativo sobre as histórias e exemplifica os variados seres encontrados nessas visões.
Coma de Robin Cook
Robin Cook é o principal nome do suspense médico, seus livros trazem uma reflexão sobre a medicina e a ética. Ninguém está tão à mercê dos desejos de outra pessoa quanto um paciente na mesa de operação, mas e se o médico não tivesse as boas intenções que imaginávamos? Naquela situação ele pode fazer qualquer coisa. Coma é um dos seus livros mais perturbadores, tenho certeza de que irá encarar uma pessoa de jaleco com outros olhos depois da leitura.
Invasores de Corpos de Jack Finney
Invasores de Corpos é um dos clássicos do horror que estão esquecidos no Brasil, grandes adaptações cinematográficas foram responsáveis pela eternização da história, vagens gigantescas do espaço invadem uma cidadezinha e começam a produzir cópias perfeitas dos moradores, uma poderosa invasão alienígena que começa silenciosamente.
Horror em Amytiville de Jay Anson
Baseado em fatos reais, Horror em Amytiville é uma das histórias mais assustadoras sobre casas assombradas.
O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris
Apesar de não ser um livro de horror, o suspense O Silêncio dos Inocentes é bastante surpreendente na criação de seus vilões, o doente Buffalo Bill que usa a pele de suas vítimas como artigos da última moda e o refinado Hannibal Lecter e seu paladar especializado em carne humana.
Mortos-Vivos de Peter Straub
Peter Straub é um escritor extremamente detalhista, suas obras são um reflexo dessa qualidade trazendo uma trama densa e profunda que explora o sobrenatural. Mortos-Vivos é a maior história de fantasmas já escrita, uma assombração que ultrapassa gerações é um dos maiores segredos de uma pequena cidade e um grupo de homens que se encontram semanalmente para trocar experiências sobrenaturais. Mas uma visita de um dos descendentes da velha guarda irá fazer com que revelações podres venham à tona. Não é uma leitura fácil, mas é extremamente recompensadora. Então esses foram os primeiros livros de horror que li e desde então tenho devorado tudo o que encontro do gênero, quais destes você já leu? E suas primeiras experiências foram com quais títulos?
5 Comentários
Desses já li O Iluminado, O Exorcista e o espetacular Os Mortos Vivos. Tenho mais ainda não li O Silencio dos Inocentes e Horror em Amytiville. Me interessei por A Última Vítima e acabei de compra-lo na estante virtual.
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirRealmente o meu primeiro livro do gênero foi Horror em Amityville O.O
XD
http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
Aaaai que post perfeito! Quero mesmo iniciar leituras de terror e realmente não sei por onde começar. Por sorte estou no caminho certo. Quero mto ler O Iluminado *o*
ResponderExcluirVou anotar os outros e vamos ver se me cativa *o*
Bjinhos
Naty Rangel
Esqueci de deixar o endereço de meu novo blog,
ResponderExcluirwww.bomlivro1811.blogspot.com
Stephen King é meu escritor preferido!! O Iluminado tbm foi meu primeiro contato com suas obras, peguei o livro na biblioteca da escola, sem nem imaginar quem era stephen king, ou como suas historias eram viciantes!! Logo depois veio A Casa Negra, Saco de Ossos, Pesadelos e Paisagens Noturnas, Carrie e por ai vai!!
ResponderExcluir