O Circo Mecânico Tresaulti é livro poético, a impressão que tinha durante a leitura é a de um poema transformado em prosa, com uma leitura ágil mas que definitivamente não é fácil. Genevieve Valentine tem uma maneira quase surrealista de escrever, a imagem central da história é construída por pequenas cenas que se desenrolam muita vezes sem seguir uma determinada linha do tempo, surgindo como lembranças que encaixam suavemente no presente explicando a dando forma as atitudes e ações dos personagens.
O protagonista do livro é sem dúvidas o Circo que tem sua história contada aos poucos através dos olhos daqueles que o formam, suas atrações e seus espetáculos. Um livro cheio de camadas e pequenas histórias que não se unem como tradicionalmente se espera, mas se complementam instigando o leitor a chegar até seu amago em busca de respostas.
Primeiramente o cenário sobre o qual a aventura se desenrola é bem construído. Como King diz, é o mundo que seguiu adiante. Mas neste caso ele está ainda caminhando, a partir da realidade que conhecemos para um futuro indistinguível, andando rápido e a passos largos.
Após muitas guerras as cidades foram arrasadas, destroços de um tempo nostálgico que permanecem como gigantescos cadáveres de pedra ruindo aos poucos sob a ação da natureza, enquanto o que sobrou da humanidade apenas sobrevive buscando levar cada adiante da melhor maneira possível. O governo é algo bastante instável pois revoltas e rebeliões são quase diárias e muitas vezes já nem mais diferença o título de governante.
A tecnologia regrediu e coisas fúteis e simples pararam de ser fabricadas como tintas e alimentos outrora tão comuns, o mundo perdeu suas cores e com a guerra seu sorriso. É nesse mundo devastado que surge o Circo. Suas cores e atrações mecânicas são algo novo. A importância do entretenimento em um mundo desses é algo que cujo valor a principio não sabemos comensurar, mas seres mecânicos, quase indestrutíveis e imortais, podem despertar a cobiça de muita gente.
A leitura do livro se torna uma experiência totalmente desafiadora. O romance não se prende a uma linha narrativa, é quase como assistir a um filme a partir do seu meio retrocedendo e avançando conforme as dúvidas vão surgindo mas sob completo domínio do diretor que escolhe 'o que' e o 'quanto' você pode ver.
As convenções tradicionais narrativas são todas ultrapassadas, temos um narrador em primeira pessoa com intromissões de narradores em terceira que sem nenhum aviso prévio jogam o leitor através de uma viagem por flashbacks. Na verdade é bem fina a linha entre passado/presente/futuro no livro. A história se desenrola em lampejos que são rápidos mas fortes o suficiente para deixar a impressão de que você finalmente encontrou um fio da trama central, para quando menos esperar perde-lo em meio a tantas "sub-histórias" seguintes.
Ao mesmo tempo em que isso ocorre existe uma trama bem definida que se conclui de uma forma bastante significativa no final. Os personagens são convincentes e humanos, cada um possui sua história e as razões por trás de suas ações. Mutilados pela guerra seja fisicamente ou psicologicamente todos acabam no circo e se tornam uma simbiose viva com o metal, que lhes permite feitos incríveis que encantam a plateia.
Mas onde é que o homem começa e termina a máquina? Até onde sentimentos e sensações são preservados na mudança que ocorre nos artistas do Tresaulti? É um livro que recomendo sinceramente, tanto pelo seu conteúdo como a abordagem do gênero distopia apocalíptica adotado pela autora. O Circo Mecânico Tresaulti é um conto sobre a humanidade, o significado de ser humano e as escolhas que temos que fazer sobre a vida.
O Circo Mecânico Tresaulti (2013) | Ficha Técnica
Título original: Mechanique: A Tale of the Circus Tresaulti (2011)
Autora: Genevieve Valentine
Tradutor: Dalton Caldas
Editora: Darkside BooksPáginas: 320 páginas
33 Comentários
Há tempos queria ler esse livro, e só tinha lido a sinopse, agora me deu mais vontade ainda!
ResponderExcluirMuito boa a resenha!
Que bom que gostou da resenha, fico feliz. Se gosta de uma leitura diferente e de distopias vai adorar o livro. Ele é ótimo para quem sabe apreciar a escrita da autora
ExcluirQuando esse livro foi lançado não tive muita vontade de ler, a resenha do site aonde eu ia comprar não tinha nada especificado, era uma resenha de 10 linha no máximo.
ResponderExcluirLendo sua resenha já tive outra visão desse livro, e fiquei muito interessado em ler o mesmo, parabéns pela resenha, esta bem especifica e clara...
Obrigado. Para isso serve um bom blog, fazer os leitores conhecerem melhor determinada obra e ter vontade de ler.
ExcluirÉ minha próxima leitura. Não imaginava que iria abordar essa coisa apocalíptica e distópica.
ResponderExcluirAgora eu enlouqueci, Tá aí temas que amo!!
Resenha incrível! Ainda bem que já tenho o livro, senão teria que correr pra comprar!
Bjkas
Muito obrigado :) Haha se há uma sensação terrível é esta de ler uma resenha falando bem do livro e não poder lê-lo imediatamente! O livro aborda sim mas não na visão da guerra ou do fim de todas as coisas mas sim o fim da humanidade, de cada um como ser humano
ExcluirPelo que li, O Circo Mecânico Tresaulti me parece bem interessante, e no meio de tantos outros que tenho em minhas prateleiras, pode-se dizer que ele vai para a ala das pérolas. Cada detalhe, cada gravura, cada palavra pode gerar uma transformação magnifica na mente das pessoas. Eleve o poder de um livro; eleve o poder do livro! Fico feliz com sua iniciativa, Rafa, de criar estas resenhas maravilhosas de livros mais que perfeitos. Boas noites :) Passar bem!
ResponderExcluirE de detalhes o livro está cheio! A começar pela edição da DarkSide magnifica cheia de ilustrações e com um miolo especial de papel de qualidade. Obrigado pela divulgação fico feliz que gostou.
ExcluirP.S.: Divulgando o Blog na minha Page. Curtam!
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/pages/Paradise-Reading/592461697431832
Ainda não havia ouvido falar sobre este livro, parece ser interessante. A resenha ficou muito boa!
ResponderExcluirEu estou muito feliz por ter encontrado FINALMENTE um blog com resenhas de livros de terror, e com ótimo conteúdo ainda por cima... Este livro já está na minha wishlist a um bom tempo, alias todos os livros da Darkside (quase todos), estão na minha wishlist. Estou achando surpreendente cada novo título lançado por eles. Além de ótimas histórias, os livros tem capas muito lindas. Adorei, TO SEGUINDO AQUI, é claro... feliz da vida que agora vou poder ler resenhas do meu gênero literário favorito.
ResponderExcluirXoxo
Wild Foxx
Adorei a resenha,já estava loca para ler esse livro agora então....kkkkk
ResponderExcluirbeijos
ah,me segue http://livrosoutrasdrogas.blogspot.com.br/
Que legal, gostei do blog já que adooro terror!! hahahaha
ResponderExcluirO livro de primeira não me chamou muita atenção. Na verdade eu achei que tinha algo haver com Laranja mecânica,rs.
Eu gosto de livros que ficam indo e voltando nos acontecimentos. Pretendo ler! Curti a resenha :D
Eu também numa primeira olhada não me interessei muito mas como é um lançamento da Darkside decidi dar uma chance e não me arrependi ;) Obrigado pela visita
ExcluirÓtima resenha, Rafa... Ainda não li esse livro, e por causa da resenha me interessei em ler.
ResponderExcluirLinkei seu blog no meu, gosto muito do seu trabalho!
Um abraço!
Um guarda-livros
Obrigado pelas visitas Rodolfo! Fico feliz que goste do blog, é de fã para fã rs obrigado
ExcluirAdorei a resenha. Você escreve muito bem. Tinham me indicado esse livro e sua resenha me deixou ainda mais interessada. Me disseram que esse livro era meio Steampunk, você, que leu o livro, concorda que se encaixa nesse gênero?! Depois de ler a resenha, estou achando que não.
ResponderExcluirBeijos,
Bell
http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( se puder me segue lá)
Obrigado Bell... Bom O livro está mais para distopia que Steampunk não li muito desse genero mas acho que o que qualifica são as máquinas a vapor que nesta história são inexistentes.
ExcluirFoi o que eu imaginei. Como me disseram que era Steampunk ainda tentei imaginar as maquinas a vapor. As vezes o pessoal quer indicar livros do gênero e acabam falando ser ter certeza. Obrigada pela resposta. Beijos.
ExcluirParece bom mesmo, gosto de livros assim, fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirÓtimo texto, bjs
Nicole
Quero MUITO ler esse livro! Desde antes do lançamento está na minha lista! Adorei a resenha (:
ResponderExcluirhttp://sobrelivroseletras.blogspot.com
Já tinha me apaixonado pela capa... amei a resenha... preciso deste livro..
ResponderExcluirEntrando para minha lista de "Livros desejados" :D
ResponderExcluirOi Rafa!
ResponderExcluirPassando aqui pra conhecer seu blog..adorei tudo!
Quanto ao livro..eu amo a capa dele e ele ta na minha lista já..espero ler em breve.
Adorei a resenha. Beijos
Estou passando aqui pela sua indicação no skoob, adorei o seu blog e também a sua resenha. Estou seguindo o blog!
ResponderExcluirConfesso que já queria ler antes, mas agora já coloquei ele na frente dos outros na lista.
Bjs Mih!
Paradise Books
Olá Rafa! Obrigada pela indicação que você deixou para mim no Skoob.
ResponderExcluirEstá de parabéns pelo blog, e também por escrever tão bem. Você consegue nos convencer pelas palavras. Já tinha dado uma olhada no livro. Li a sinopse e achei muito interessante. Depois de ler a resenha da obra feita por você, fiquei ainda mais interessada. Agora, O Circo Mecânico passa a fazer parte dos livros mais desejados da minha lista. Beijos!
A resenha está ótima! Parabéns!
ResponderExcluirO livro é muito bom, confesso que me surpreendeu, não esperava muito, mas acabei lendo em dois dias e fiquei com aquela sensação de "quero mais".
Bjos
Muito boa a resenha. Parabéns! Estou muito interessada em ler esse livro. Já estou familiarizada com a ideia de "mundo que seguiu adiante", pois em breve, iniciarei a leitura do sétimo livro da Torre Negra. Gosto desse tema. Espero poder ler em breve.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirmuito bom mesmo, com certeza irei ler este livro
ResponderExcluirEstou super afim de ler essa livro. Me parece ser muito ótimo.
ResponderExcluirhttp://maio97.blogspot.com.br/
Como sempre suas resenhas fazendo um BOOM na minha cabeça e me dando vontade de comprar o livro no mesmo instante!! Espero que tenha na livraria senão vou ter de encomendar u.u Parabéns pela resenha, beijinho :*
ResponderExcluirPuxa, achei um livro muito raso, fique na expectativa de acontecer algo, mas é muito monótono. Sem aprofundamento nos personagens e na própria trama.
ResponderExcluir