A Profecia foi um dos primeiros livros de terror (ao lado de O Exorcista) que eu li que me despertaram essa paixão pelo gênero, e na época eu senti muito medo da história e principalmente de Damien, na verdade até podia sentir os olhos vermelhos me encarando do lado escuro do meu quarto. Poucos livros me modificaram tanto como esse, eu fiquei extremamente assustado e após a leitura foi que eu vi essa sensação de medo e ao mesmo tempo uma ânsia de superá-lo tinha me fisgado, eu precisava de mais terror, terror, terror! Estava completamente viciado por esse tipo de histórias.
O livro é a novelização do filme de 1976 (o livro foi lançado duas semanas depois do filme nos EUA) ambas criadas a partir da mente de David Seltzer e se tornando seu melhor e mais memorável trabalho. No Brasil há mais outra novelização de sua autoria publicada: A Semente do Diabo, um livro sobre monstros e mutações genéticas.
A Profecia, como toda história baseada em um filme, é um livro pequeno e de leitura rápida, os capítulos agem como cenas, alguns são curtos e velozes e outros se demoram mais para causar um suspense preparatório para as cenas chave da história. O maior triunfo da história está na tensão crescente ao longo das páginas, com um começo absolutamente normal a naturalidade com que o autor passa para o sobrenatural é brilhante.
Após as primeiras páginas o leitor é arrebatado para o centro dos acontecimentos e se vê refém do livro, a história não dá descanso até ser terminada e algumas vezes mesmo após a ultima linha ter sido lido e a ultima página fechada, as questões levantadas no enredo ainda se repetem no fundo da mente.
Damien Thorn é protagonista, ainda que apenas uma criança, aos poucos com ajuda da estranha seita que o ajudou vir ao mundo, tem consciência do que é e seu papel para com a humanidade. Ele é assustador e ao mesmo tempo incrivelmente "atraente" para o leitor, uma criança inocente que ainda não fez nada...
Enfim o livro é de leitura obrigatória para o fã de terror. Para a leitura se tornar inesquecível aconselho a lê-lo tendo como trilha sonora de fundo, a trilha original do filme orquestrada, principalmente nas ultimas páginas, misturando a tensão do livro com a assustadora Ave Satani, ganhadora do Oscar de Melhor Trilha Sonora.
A Profecia (1976) | Ficha Técnica
Título original: The Omen (1976)
Autor: David Seltzer
Tradutor: A. B. Pinheiro de Lemos
Editora: Record
Páginas: 199 páginas
Autor: David Seltzer
Tradutor: A. B. Pinheiro de Lemos
Editora: Record
Páginas: 199 páginas
11 Comentários
nossa muiiiitoooo massaa velho
ResponderExcluirjá li o livro e gostei muito no inicio mim assustei mas queria muito ler até o final e mim amarrei nas partes de suspense sensacional.
ResponderExcluircara só comecei a ler esse livro agora por causa de minha professora, e tá sendo mt show e aterrorizante ao msm tempo, tenho a sensação de q tem sempre um alguém me olhando. massa d++++++
ResponderExcluircara eu li esse livro quando tinha 11 anos ,hoje tenho 32,faz muito tempo mas ainda me lembro do fascínio que ele me causou.
ResponderExcluirqueria que tivesse o download dele para mim ler...ou fascinada por livros de terror
ResponderExcluirO livro A Profecia de David Seltzer foi o melhor investimento de R$1 jamais feito por mim, sempre digo isso para as pessoas. Comprei o meu em um sebo. Escrevi para a editora Record pedindo a republicação não só da obra de Seltzer, mas também das continuações feitas por Joseph Howard e Gordon McGill. A deste último, Conflito Final, está a caminho de mim.
ResponderExcluireh massa demais o filme..tou preocurando o livro deve ser fodah..
ResponderExcluirLi esse livro quando tinha 13 anos e me causou espanto. Hoje aos 42 anos, gostaria de ler novamente e talvez ter a mesma sensação!
ResponderExcluirÉ um ótimo livro, pra quem não sabe ele tem sequência, eu li os três livros na biblioteca da escola onde estudei, mas agora não acho mais o nome dos outros livros, procurei na internet mas não encontrei nenhuma informação a respeito ainda.
ResponderExcluirOnde consigo os dois outros livros da sequencia?
ResponderExcluirNão tive a oportunidade de ler o livro, e olha que eu sou fanático por livros! O filme, esse vi e revi várias vezes, é atraente, é envolvente, possui aquela aura perturbadora que agrada a todo apreciador de suspense e terror. Gregory Peck e a lindíssima Lee Remick estão sublimes em suas interpretações. O afunilamento da trama, já próxima de seu final, é extremamente envolvente. Considero um filme imperdível!
ResponderExcluir