A Tribo é o primeiro trabalho colaborativo entre Stephen King e seu filho Joe Hill e é uma homenagem a um conto de Richard Matheson, Encurralado. Ambos os contos possuem a mesma premissa, uma estrada vazia por quilômetros, um motorista sádico e misterioso dirigindo um gigantesco caminhão e cenas carregadas de tensão. Matheson desde a primeira linha envolve o leitor na perigosa perseguição de o Encurralado, já King e Hill modificaram a história o suficiente para que não parecesse uma cópia e a tensão na história começa aos poucos até crescer numa velocidade assustadora nas páginas finais.
O conto narra a história da Tribo, uma gangue de motoqueiros que está em meio a uma crise de comando com o problema centrado na relação entre pai e filho dos protagonistas. Vince e Race na ordem. Nota-se a mão de King no conto através das descrições das mortes e da perseguição em si, enquanto Hill se faz presente através do leve toque humor negro nos diálogos e momentos de tensão.
O mais interessante da história é a total ausência de um herói, desde o inicio sabemos que os motoqueiros não bonzinhos e cometeram alguns assassinatos e então quando o motorista assassino aparece em seu caminhão o leitor tem a impressão de surgir vilão desconhecido.
Formam-se assim dois lados em conflito, os lobos da tribo em suas motos turbinadas com o sangue de um assassinato recém-lavado nas roupas e um sujeito desconhecido atrás do volante de um caminhão com uma sanha assassina gigantesca. Qual lado é certo? Até depois do fim os autores fazem o leitor pensar nisso. Toda a concepção de herói e mocinho é massacrada para dar lugar ao instinto mais básico de todos: sobrevivência.
Lançado apenas em e-book aqui no Brasil, A Tribo é uma ótima escolha de leitura para uma tarde em casa ou uma madrugada insone. Com uma história envolvente e sufocante as horas se transformam em minutos para o leitor. O conto não entra no hall das melhores obras de King, mas é bom o suficiente para ser uma boa leitura.
3 Comentários
Adorei!!
ResponderExcluirNão sabia que Hill era filho do Stephen King, bom saber. Já li os livros dele e gostei!!
Será que tem na Amazon? Vou lá ver agora!!!
Bjkas
Lelê
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Oie :)
ResponderExcluirMadrugada whaat sai de mim hahaha, olha eu tenho vontade de ler esse livro mas por enquanto vou esperar, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Nossa, adoro Stephen King e só agora descobri que Joe Hill é filho dele kkkkk. Vou me interar da obra dele também. obrigado.
ResponderExcluir