James Herbert conseguiu criar um livro de horror sem nenhum elemento sobrenatural ou força maléfica, tudo o que fez foi pegar um animal odiado por muitos, fazê-lo experimentar sangue humano e se viciar elevando-o assim a categoria de predador. Os ratos são os vilões dessa história, uma trama que realmente dá a impressão de ser real.
Os ratos de alguma maneira, talvez por falta de comida ou alguma força ininteligível à humanidade, de um dia para o outro simplesmente começaram a atacar humanos. Mas não ratos pequeninhos como os que habitam as casas... Não, definitivamente esses são diferentes, ratos do tamanho de gatos que vivem na escuridão do subsolo em bueiros e galerias. São mais fortes, espertos e possuem uma destreza diabólica, além de um paladar estranho.
Os ataques começam devagar e em lugares diferentes, um homem no banheiro; uma criança deixada sozinha em casa; um adolescente indo para a aula; mendigos dormindo nas ruas... Mas o tempo passa e a população de ratos cresce com a disponibilidade de "comida" e em pouco tempo os habitantes de Londres sente caos através desses monstrinhos.
O que o autor mostra nessa história é como o ser humano é fraco diante de um perigo, algo tão pequeno como ratos não nos assusta e até fazemos piadas sobre isso, porém quando centenas de milhares aparecem não há nada o que fazer, o numero ganha da força e a melhor defesa é se trancar em algum local e esperar ajuda ou eles irem embora.
Para o homem vencer, ele precisa se unir e trabalhar em equipe contra o mal que atinge sua sociedade. Isso vale não apenas a ratos, bandidos e tal, mas também para as outras coisas do mundo que atacam não somente o corpo mas a mente.
A Invasão dos Ratos é uma história curta de como o horror nasce da escuridão e dos nossos medos e que para enfrentá-lo temos que estar preparados para tudo... até a morte.
A Invasão dos Ratos (1976) | Ficha Técnica
Título original: The Rats (1974)
Autor: James Herbert
Tradutor: ---
Editora: Portugália
Páginas: 144 páginas
Compre: ---
Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)
1 Comentários
Olá,adoro histórias de terror,mas não cheguei a ler muitos livros com essa temática,mas já vi muitos filmes.Esse livro deve dar uma certo "medo" rsrs,ratos são realmente muito nojentos,parabéns pela resenha,gostei bastante.Tem post novo lá no blog :)
ResponderExcluirbeijos
strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br